Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães, Portugal
Phone: + 351 253 510 200 (517 206)
Fax: + 351 253 510 217
Email: geral@ctac.uminho.pt
@book {438, title = {Mark \& Sust - Marketing \& Sustentabilidade}, series = {Mark \& Sust - Marketing \& Sustentabilidade}, year = {2012}, month = {2012-10-01 00:00:00}, pages = {1{\textendash}202}, publisher = {Escola de Arquitectura da Universidade do Minho}, organization = {Escola de Arquitectura da Universidade do Minho}, address = {Guimar{\~a}es}, abstract = {Este conjunto de reflex{\~o}es resultou de um semin{\'a}rio que teve como objectivo discutir as rela{\c c}{\~o}es entre o marketing e a sustentabilidade na arquitectura. A sustentabilidade {\'e} um conceito que cada vez adquire mais visibilidade na organiza{\c c}{\~a}o e estrutura{\c c}{\~a}o de todo o sector da constru{\c c}{\~a}o e na mudan{\c c}a das mentalidades de todos os intervenientes, desde o promotor ao consumidor. Este conceito come{\c c}a por outro lado a ser uma bandeira de marketing para promotores, construtores, arquitectos e engenheiros que utilizam os adjectivos {\textquotedblleft}sustent{\'a}vel{\textquotedblright}, {\textquotedblleft}verde{\textquotedblright}, {\textquotedblleft}ecol{\'o}gico{\textquotedblright} nos seus empreendimentos e projectos como um factor de reconhecimento social e de qualidade. A evolu{\c c}{\~a}o tecnol{\'o}gica {\'e} encarada como impulso criativo na arquitectura e no seu consumo social enquanto factor de venda. Na constru{\c c}{\~a}o, a etiquetagem (em termos de certifica{\c c}{\~a}o energ{\'e}tica e de r{\'o}tulos ecol{\'o}gicos), contribui cada vez mais para uma mais eficiente utiliza{\c c}{\~a}o dos produtos e tamb{\'e}m uma maior consciencializa{\c c}{\~a}o sobre os comportamentos mais aceit{\'a}veis. No entanto, pela prolifera{\c c}{\~a}o de empreendimentos ditos {\textquotedblleft}sustent{\'a}veis{\textquotedblright} o consumidor sente necessidade de decifrar duma forma mais objectiva o verdadeiro significado do termo, sendo este o {\^a}mbito do debate que se pretende promover com este conjunto de reflex{\~o}es. Ao longo dos cap{\'\i}tulos deste livro procura-se desta forma fomentar a discuss{\~a}o {\`a} volta de dois factores que {\`a} primeira vista parecem antag{\'o}nicos no quadro da economia de mercado: marketing e sustentabilidade. Para tal, contou com a participa{\c c}{\~a}o de arquitectos, engenheiros, um marketeer e acad{\'e}micos de diversas forma{\c c}{\~o}es e percursos profissionais.
}, keywords = {Arquitectura, Marketing, Sustentabilidade}, isbn = {978-989-96163-3-2}, url = {http://sieeum.eng.uminho.pt/publicacoes/pub.aspx?pubid=13451}, author = {Soutinho, A. and Davico, A. and Delgado, A. and Marques, C. and Couto, J. P. and Castro, J. and Pereira, L. and Alves, M. M. and Costa, M. B. and Mendon{\c c}a, P. and Brito, R. and Eires, R. and Carbajal, R. and Jalali, S.}, editor = {do Escola de Arquitectura, U. M.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães, Portugal
Phone: + 351 253 510 200 (517 206)
Fax: + 351 253 510 217
Email: geral@ctac.uminho.pt