Centro de Território, Ambiente e Construção
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@conference {3165, title = { An{\'a}lise explorat{\'o}ria dos conflitos ve{\'\i}culo-pe{\~a}o com recurso {\`a} micro simula{\c c}{\~a}o}, journal = {33{\textordmasculine} ANPET - 33{\textordmasculine} Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET}, year = {2019}, month = {2019-11-10 00:00:00}, pages = {3419-2426}, publisher = {ANPET - Associa{\c c}{\~a}o Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes}, address = {Balne{\'a}rio Cambori{\'u}-SC}, abstract = {O presente trabalho realiza uma an{\'a}lise explorat{\'o}rio dos conflitos entre pe{\~o}es e ve{\'\i}culos num atravessamento sem sinaliza{\c c}{\~a}o luminosa, usando o indicador proxy de seguran{\c c}a TTC (time to collision) como par{\^a}metro principal para a compara{\c c}{\~a}o dos resultados dos conflitos observados in situ e os modelados. Foi usado o software de simula{\c c}{\~a}o microsc{\'o}pica (VISSIM) e software SSAM (Surrogate Safety Assessment model). Para obter a informa{\c c}{\~a}o no local do comportamento do condutor e o pe{\~a}o antes, durante e depois do atravessamento, usou-se a t{\'e}cnica de observa{\c c}{\~a}o, a qual consistiu nas filmagens com v{\'\i}deo camara durante {\`a}s horas pontas do dia (2 horas). Esta informa{\c c}{\~a}o foi processada com ajuda do software Traffic Intelligence para obten{\c c}{\~a}o das trajet{\'o}rias e velocidades das entidades (pe{\~a}o e ve{\'\i}culo) tendo como objetivo o c{\'a}lculo do TTC observado. N{\~a}o foi feita uma calibra{\c c}{\~a}o para o modelo em VISSIM, mas foram usados par{\^a}metros calibrados de outros estudos que apresentaram similitudes nas condi{\c c}{\~o}es do fluxo veicular, pedonais e geom{\'e}tricas com o local em estudo. Para analisar adapta{\c c}{\~a}o dos par{\^a}metros foi usado o {\'\i}ndice GEH para verificar que os resultados do modelo estivessem dentro do limiar adequado de aceita{\c c}{\~a}o de resultados (menor a 10\%, de acordo com a literatura). Apesar da diferen{\c c}a entre o TTC modelado (determinado pelo SSAM) e o observado a qual foi de 54\%, este trabalho fornece uma base metodol{\'o}gica para a determina{\c c}{\~a}o dos conflitos pe{\~a}o-ve{\'\i}culo.
}, keywords = {Conflitos ve{\'\i}culo-pe{\~a}o, micro simula{\c c}{\~a}o, SSAM, TTC, VISSIM}, isbn = {978-85-87893-22-2}, author = {Amado, H. and Soares, F. and Ribeiro, P. J. G. and Freitas, E.F. and Tavares, J. P. and Ferreira, S.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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