Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
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@book {3085, title = {AMBIENTE CONSTRU{\'I}DO e estrat{\'e}gias sustent{\'a}veis}, series = { }, year = {2019}, month = {2019-12-19 00:00:00}, pages = {177}, publisher = {Editora UFJF}, organization = {Editora UFJF}, abstract = {O interesse por projetos sustent{\'a}veis, aplic{\'a}veis {\`a} Ind{\'u}stria da Constru{\c c}{\~a}o Civil aumentou nos anos 1970, em resposta {\`a} alta no pre{\c c}o do petr{\'o}leo. Essa crise resultou no aprimoramento da {\textquotedblleft}casa solar{\textquotedblright}, na qual se empregava energia limpa e recicl{\'a}vel. Na {\'e}poca, consideradas constru{\c c}{\~o}es inovadoras, estabeleceram as bases sobre as quais se desenvolveram os projetos para as ecohouses do s{\'e}culo XXI.
Em meados da d{\'e}cada de 1990 ocorreu a Confer{\^e}ncia das Na{\c c}{\~o}es Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, na cidade do Rio de Janeiro, a Eco- 92. Esse evento resultou na Agenda 21, a qual trata do conceito fundamental de desenvolvimento sustent{\'a}vel que, em resumo, significa: {\textquotedblleft}o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da gera{\c c}{\~a}o atual sem comprometer a possibilidade das gera{\c c}{\~o}es futuras satisfazerem suas pr{\'o}prias necessidades{\textquotedblright} (BRUNDTLAND , 1987), sendo rediscutido e reafirmado na Rio +20, no ano de 2012 e em in{\'u}meros eventos que ocorrem at{\'e} a atualidade em diversos pa{\'\i}ses.
O conceito de constru{\c c}{\~a}o sustent{\'a}vel caracteriza-se, portanto, por considerar fatores ambientais, sociais (sociocultural) e econ{\^o}micos (custo-benef{\'\i}cio) e, recentemente, os aspectos culturais, as implica{\c c}{\~o}es do patrim{\^o}nio cultural do ambiente constru{\'\i}do e os fatores institucionais (gest{\~a}o-sociedade) tamb{\'e}m passaram a ser considerados relevantes no contexto de desenvolvimento sustent{\'a}vel.
Destaca-se, inclusive, os quatro princ{\'\i}pios b{\'a}sicos que juntos devem determinar um desenvolvimento sustent{\'a}vel, a saber: a preocupa{\c c}{\~a}o com as gera{\c c}{\~o}es futuras, a prote{\c c}{\~a}o da integridade dos ecossistemas, a popula{\c c}{\~a}o economicamente pobre e a participa{\c c}{\~a}o da popula{\c c}{\~a}o nas decis{\~o}es que a afeta. Nesse contexto, o grupo de docentes e discentes autores dos cap{\'\i}tulos que comp{\~o}em esse segundo livro da s{\'e}rie iniciada com {\textquotedblleft}Ambiente Constru{\'\i}do{\textquotedblright}, prop{\~o}em contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento sustent{\'a}vel atrav{\'e}s do interc{\^a}mbio de pesquisas e conhecimentos entre as institui{\c c}{\~o}es parceiras, UFJF/ UMinho.
A presente obra {\'e} reflexo do crescente interesse diversos setores da sociedade no assunto, tendo em vista os investimentos em pesquisas, projetos e execu{\c c}{\~a}o de ideias que tendem a contribuir para a redu{\c c}{\~a}o dos impactos ambientais, sociais e econ{\^o}micos estimulando o fortalecimento do conceito de sustentabilidade. Os diferentes t{\'o}picos abordados neste livro buscam suprir os leitores das diferentes {\'a}reas de atua{\c c}{\~a}o no setor. Assim, os autores tiveram a liberdade na abordagem dos assuntos que lhe foram destinados, respeitando as especialidades de cada um. Al{\'e}m disso, h{\'a} que se destacar a pluralidade de pontos de vista apresentados, decorrentes tanto do car{\'a}ter multidisciplinar dos artigos quanto do interc{\^a}mbio luso-brasileiro, que a engrandece a obra.
}, keywords = {constru{\c c}{\~a}o sustent{\'a}vel, estrat{\'e}gias sustent{\'a}veis}, isbn = {978-85-93128-54-7}, author = {Barbosa, M. T. and Almeida, Manuela G. and Casta{\~n}on, J. A.}, editor = {Barbosa, M. T. and Almeida, Manuela G. and Casta{\~n}on, J. A.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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