Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
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@inproceedings {2771, title = {A modela{\c c}{\~a}o de tr{\'a}fego a partir de contagens para avaliar o n{\'\i}vel de efici{\^e}ncia da mobilidade}, journal = {II Encontro Nacional Sobre Reabilita{\c c}{\~a}o Urbana e Constru{\c c}{\~a}o Sustent{\'a}vel: do edif{\'\i}cio para a escala urbana}, year = {2017}, month = {2017-11-17 00:00:00}, pages = {289-298}, publisher = {iiSBE Portugal \& Universidade do Minho}, address = {Lisboa}, abstract = {Os modelos de tr{\'a}fego s{\~a}o uma importante ferramenta de planeamento de redes vi{\'a}rias, com o objetivo de melhorar o seu desempenho em termos de circula{\c c}{\~a}o e seguran{\c c}a de todos os seus utilizadores, ou seja, para encontrar solu{\c c}{\~o}es de mobilidade cada vez mais eficiente e devidamente planeada. Este aspeto reveste-se de maior import{\^a}ncia quando {\'e} necess{\'a}rio entender a forma como se processa a circula{\c c}{\~a}o de algumas {\'a}reas urbanas que apresentam problemas de congestionamento, ou se pretende, simplesmente, avaliar o fecho ou abertura de novos eixos rodovi{\'a}rios. Neste artigo pretende-se estudar e caraterizar a circula{\c c}{\~a}o autom{\'o}vel de uma {\'a}rea urbana tendo por base apenas dados de contagens de tr{\'a}fego rodovi{\'a}rio estratificadas, isto {\'e}, sem o conhecimento da matriz Origem-Destino entre as diferentes zonas da {\'a}rea em an{\'a}lise e discutir as dificuldades, fragilidades, bem as vantagens da utiliza{\c c}{\~a}o dessa informa{\c c}{\~a}o para a modela{\c c}{\~a}o de cen{\'a}rios hipot{\'e}ticos de mobilidade. Deste modo ser{\'a} apresentado um modelo de tr{\'a}fego assente nos quatro passos do cl{\'a}ssico processo de modela{\c c}{\~a}o de transportes, sendo utilizado para esse efeito o software PTV Visum 15, que permitir{\'a} avaliar o desempenho da rede vi{\'a}ria em estudo. Neste {\^a}mbito ser{\'a} apresentado e caracterizado o procedimento de c{\'a}lculo, calibra{\c c}{\~a}o e valida{\c c}{\~a}o do modelo de afeta{\c c}{\~a}o de tr{\'a}fego encontrado para rede e discutidos os respetivos resultados referentes a um estudo de caso para a rede vi{\'a}ria distribuidora da cidade de Guimar{\~a}es, com o objetivo de desenvolver, avaliar e discutir os resultados do modelo dessa rede associada ao modo de transporte individual. Por {\'u}ltimo, ser{\~a}o alvo de an{\'a}lise os resultados da matriz Origem-Destino gerada pelo software utilizando o processo de equil{\'\i}brio din{\^a}mico no processo de afeta{\c c}{\~a}o e gera{\c c}{\~a}o e converg{\^e}ncia dos valores dessas matrizes, para a hora de ponta da manh{\~a}.
}, keywords = {Guimar{\~a}es, Modelo macrosc{\'o}pico, Visum}, isbn = {978-989-96543-9-6}, author = {Gon{\c c}alves, L. A. P. J. and Ribeiro, P. J. G.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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