Home
Home
    • Home
    • About us
      • About CTAC
      • Organization
      • Regulation
    • People
      • Members
      • Positions available
    • Research
      • Vision
      • Research Areas
        • Construction Materials and Technologies
        • Hydraulics and Environment
        • Territory
      • Ongoing Research Projects
      • Research Projects 2018-2022
      • Past Projects
    • Facilities
      • Construction Materials and Technologies
      • Hydraulics and Environment
      • Territory
    • Publications
      • All
      • Books
      • Book Chapters
      • Papers in Scientific Journals
      • Conference Comunications
      • PhD Thesis
      • Masters Thesis
      • Journal
      • RepositoriUM
    • Education
      • Doctoral Programme Infrarisk
      • Doctoral Programme in Civil Engineering
      • Doctoral Programme in Eco Construction and Rehabilitation
      • Doctoral Programme of Solid Waste Management and Treatment
      • International Doctorate in Sustainable Built Environment
        • International Doctorate in Sustainable Built Environment
      • Master's Degree in Civil Engineering
      • Master's Degree in Sustainable Built Environment
      • Master's Degree in Urban Engineering
      • Master´s Degree in Sustainable Construction and Rehabilitation
    • Partners
    • Events
    • News
    • SITAC
    Filter

    Publications

    Papers in International JournalsChapters/ Papers in International BooksChapters/ Papers in National BooksCommunications in International ConferencesCommunications in National ConferencesMSc ThesesBooksProceedingsPatentsTechnical/ Scientific ReportsPhD Theses
    @inproceedings {2770,
    	title = {O papel de uma associa{\c c}{\~a}o n{\~a}o-governamental na promo{\c c}{\~a}o do uso da bicicleta},
    	journal = {II Encontro Nacional Sobre Reabilita{\c c}{\~a}o Urbana e Constru{\c c}{\~a}o Sustent{\'a}vel: do edif{\'\i}cio para a escala urbana},
    	year = {2017},
    	month = {2017-11-17 00:00:00},
    	pages = {299-306},
    	publisher = {iiSBE Portugal \& Universidade do Minho},
    	address = {Lisboa},
    	abstract = {

    Um dos aspetos mais importantes da mobilidade urbana eficiente e sustent{\'a}vel {\'e} a promo{\c c}{\~a}o de modos de transporte ativos, em particular o modo cicl{\'a}vel. Importa real{\c c}ar que a Federa{\c c}{\~a}o Europeia de Ciclistas tem como meta que o modo cicl{\'a}vel represente 15\% da reparti{\c c}{\~a}o modal na Europa em 2020. Assim, espera-se que o aumento do uso do modo cicl{\'a}vel permita cumprir as metas europeias para a redu{\c c}{\~a}o entre 80 e 95\% do valor atual das emiss{\~o}es de Gases de Efeito Estufa nas cidades at{\'e} 2050, abaixo dos n{\'\i}veis verificados em 1990. Atualmente, o investimento em infraestruturas cicl{\'a}veis, como sejam a cria{\c c}{\~a}o de pistas e vias cicl{\'a}veis como parte de uma rede de transporte {\'e} uma realidade, sendo importante conhecer as principais t{\'e}cnicas e m{\'e}todos que podem ser usados para tornar essas infraestruturas atrativas e seguras para aumentar o n{\'u}mero de pessoas a utilizar a bicicleta de uma forma regular nas nossas cidades. Assim, {\'e} poss{\'\i}vel elencar um conjunto de quest{\~o}es para se ter uma mobilidade urbana mais eficiente, descarbonizada e sustent{\'a}vel, tais como: Poder{\'a} um plano de promo{\c c}{\~a}o para os modos ativos ser a solu{\c c}{\~a}o? Ser{\~a}o os eventos relacionados com o modo cicl{\'a}vel suficientes para promover a sua ado{\c c}{\~a}o regular nas cidades? Ou, ser{\~a}o os planos ao n{\'\i}vel da educa{\c c}{\~a}o uma poss{\'\i}vel solu{\c c}{\~a}o para que se verifique em r{\'a}pido aumento de utilizadores regulares da bicicleta? Este artigo pretende abordar o uso de diferentes metodologias para promover a promo{\c c}{\~a}o do ciclismo como dire{\c c}{\~a}o para promover mudan{\c c}as r{\'a}pidas no uso da bicicleta numa cidade atrav{\'e}s da apresenta{\c c}{\~a}o e discuss{\~a}o sobre o papel e as conquistas de uma associa{\c c}{\~a}o n{\~a}o-governamental (ONG) e sem fins lucrativos - Braga Cicl{\'a}vel {\textendash} para promover a utiliza{\c c}{\~a}o da bicicleta e aumentar o n{\'u}mero de ciclistas regulares na cidade de Braga e, desta forma, promover pr{\'a}ticas de mobilidade urbana mais sustent{\'a}veis.

    }, keywords = {Braga Cicl{\'a}vel, Promo{\c c}{\~a}o do uso da Bicicleta; Mobilidade ativa}, isbn = {978-989-96543-9-6}, author = {Meireles, M. and Ribeiro, P. J. G.} }

    About CTAC

    The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.

    Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more


    Watch the CTAC Institutional Video

    Journal

    Research Areas of Competence

    Construction Materials and Technologies
    Hydraulics and Environment
    Territory

    News

    Contact us

    Centro de Território, Ambiente e Construção
    Escola de Engenharia da Universidade do Minho
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães, Portugal

    Phone: + 351 253 510 200 (517 206)
    Fax: + 351 253 510 217

    Email: geral@ctac.uminho.pt


    Copyright 2014 CTAC Research Group in Territory, Environment and Construction
    Website Credits