Centro de Território, Ambiente e Construção
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@inproceedings {2770, title = {O papel de uma associa{\c c}{\~a}o n{\~a}o-governamental na promo{\c c}{\~a}o do uso da bicicleta}, journal = {II Encontro Nacional Sobre Reabilita{\c c}{\~a}o Urbana e Constru{\c c}{\~a}o Sustent{\'a}vel: do edif{\'\i}cio para a escala urbana}, year = {2017}, month = {2017-11-17 00:00:00}, pages = {299-306}, publisher = {iiSBE Portugal \& Universidade do Minho}, address = {Lisboa}, abstract = {Um dos aspetos mais importantes da mobilidade urbana eficiente e sustent{\'a}vel {\'e} a promo{\c c}{\~a}o de modos de transporte ativos, em particular o modo cicl{\'a}vel. Importa real{\c c}ar que a Federa{\c c}{\~a}o Europeia de Ciclistas tem como meta que o modo cicl{\'a}vel represente 15\% da reparti{\c c}{\~a}o modal na Europa em 2020. Assim, espera-se que o aumento do uso do modo cicl{\'a}vel permita cumprir as metas europeias para a redu{\c c}{\~a}o entre 80 e 95\% do valor atual das emiss{\~o}es de Gases de Efeito Estufa nas cidades at{\'e} 2050, abaixo dos n{\'\i}veis verificados em 1990. Atualmente, o investimento em infraestruturas cicl{\'a}veis, como sejam a cria{\c c}{\~a}o de pistas e vias cicl{\'a}veis como parte de uma rede de transporte {\'e} uma realidade, sendo importante conhecer as principais t{\'e}cnicas e m{\'e}todos que podem ser usados para tornar essas infraestruturas atrativas e seguras para aumentar o n{\'u}mero de pessoas a utilizar a bicicleta de uma forma regular nas nossas cidades. Assim, {\'e} poss{\'\i}vel elencar um conjunto de quest{\~o}es para se ter uma mobilidade urbana mais eficiente, descarbonizada e sustent{\'a}vel, tais como: Poder{\'a} um plano de promo{\c c}{\~a}o para os modos ativos ser a solu{\c c}{\~a}o? Ser{\~a}o os eventos relacionados com o modo cicl{\'a}vel suficientes para promover a sua ado{\c c}{\~a}o regular nas cidades? Ou, ser{\~a}o os planos ao n{\'\i}vel da educa{\c c}{\~a}o uma poss{\'\i}vel solu{\c c}{\~a}o para que se verifique em r{\'a}pido aumento de utilizadores regulares da bicicleta? Este artigo pretende abordar o uso de diferentes metodologias para promover a promo{\c c}{\~a}o do ciclismo como dire{\c c}{\~a}o para promover mudan{\c c}as r{\'a}pidas no uso da bicicleta numa cidade atrav{\'e}s da apresenta{\c c}{\~a}o e discuss{\~a}o sobre o papel e as conquistas de uma associa{\c c}{\~a}o n{\~a}o-governamental (ONG) e sem fins lucrativos - Braga Cicl{\'a}vel {\textendash} para promover a utiliza{\c c}{\~a}o da bicicleta e aumentar o n{\'u}mero de ciclistas regulares na cidade de Braga e, desta forma, promover pr{\'a}ticas de mobilidade urbana mais sustent{\'a}veis.
}, keywords = {Braga Cicl{\'a}vel, Promo{\c c}{\~a}o do uso da Bicicleta; Mobilidade ativa}, isbn = {978-989-96543-9-6}, author = {Meireles, M. and Ribeiro, P. J. G.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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