Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
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@inproceedings {2314, title = {Classifica{\c c}{\~a}o de pavimentos atrav{\'e}s de uma abordagem psicoac{\'u}stica}, journal = {8{\textordmasculine} Congresso Rodovi{\'a}rio Portugu{\^e}s}, year = {2016}, month = {2016-04-12 00:00:00}, publisher = {Centro Rodovi{\'a}rio Portugu{\^e}s}, address = {Laborat{\'o}rio Nacional de Engenharia Civil, Lisboa}, abstract = {}, keywords = {Inc{\'o}modo, Intera{\c c}{\~a}o Pneu-Pavimento, loudness, M{\'e}todo CPX, Ru{\'\i}do}, isbn = {978-989-98338-2-1}, author = {Freitas, E.F. and Soares, F. and Lamas, J. and Silva, C. and Mouta, S. and Santos, J.} }O ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio {\'e} um dos principais contribuintes para o ru{\'\i}do ambiente, o qual pode causar um impacto consider{\'a}vel sobre a sa{\'u}de p{\'u}blica e a qualidade de vida das popula{\c c}{\~o}es. No entanto, o ru{\'\i}do proveniente do tr{\'a}fego rodovi{\'a}rio levanta v{\'a}rias quest{\~o}es, pois, se por um lado est{\'a} associado a v{\'a}rios problemas de sa{\'u}de e de bem-estar, por outro, a sua inexist{\^e}ncia afeta a dete{\c c}{\~a}o das fontes sonoras, o que, consequentemente, constitui um risco para a seguran{\c c}a dos utilizadores das estradas. Assim, torna-se essencial classificar os pavimentos rodovi{\'a}rios n{\~a}o s{\'o} com base em indicadores ac{\'u}sticos, mas tamb{\'e}m com base em indicadores psicoac{\'u}sticos. Atrav{\'e}s do m{\'e}todo da Proximidade Imediata (CPX) fez-se uma abordagem inovadora para a aquisi{\c c}{\~a}o de ru{\'\i}do pneu-pavimento. Neste trabalho apresenta-se a caracteriza{\c c}{\~a}o ac{\'u}stica de cinco tipos diferentes de pavimento usando dois indicadores ac{\'u}sticos (n{\'\i}vel de press{\~a}o sonora m{\'a}xima e equivalente, com pondera{\c c}{\~a}o A) e um psicoac{\'u}stico (Loudness) em fun{\c c}{\~a}o da velocidade. Cada vari{\'a}vel foi relacionada com as respostas de vinte e seis indiv{\'\i}duos sobre a avalia{\c c}{\~a}o do inc{\'o}modo quando submetidos a est{\'\i}mulos compostos pelos sons adquiridos. Como principais resultados, o Loudness mostrou ser uma vari{\'a}vel mais sens{\'\i}vel {\`a} velocidade do ve{\'\i}culo e ao tipo de pavimento do que os indicadores ac{\'u}sticos, ajustando-se melhor {\`a}s respostas individuais.
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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