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    @phdthesis {2288,
    	title = {Avalia{\c c}{\~a}o da sustentabilidade de estruturas e materiais de pavimentos rodovi{\'a}rios},
    	year = {2016},
    	month = {2016-05-31 00:00:00},
    	pages = {220},
    	school = {Universidade do Minho},
    	abstract = {

    A no{\c c}{\~a}o de que os recursos que a humanidade tem usado s{\~a}o limitados tem levado {\`a} implementa{\c c}{\~a}o de pr{\'a}ticas mais sustent{\'a}veis. Dado que os pavimentos rodovi{\'a}rios s{\~a}o infraestruturas cuja constru{\c c}{\~a}o, utiliza{\c c}{\~a}o e reabilita{\c c}{\~a}o provoca impactes ambientais consider{\'a}veis, torna-se indispens{\'a}vel a procura de novas t{\'e}cnicas e processos mais sustent{\'a}veis, com vista {\`a} mitiga{\c c}{\~a}o das suas consequ{\^e}ncias. Al{\'e}m disso, importa perceber que os efeitos dos pavimentos rodovi{\'a}rios n{\~a}o se limitam ao per{\'\i}odo em que s{\~a}o constru{\'\i}dos, mas prolongam-se durante toda a sua vida. No entanto, as metodologias de an{\'a}lise do ciclo de vida propostas at{\'e} agora concentram-se demasiado nas fases de extra{\c c}{\~a}o, produ{\c c}{\~a}o, transporte e aplica{\c c}{\~a}o dos materiais, o que {\'e} insuficiente para estudar todo o per{\'\i}odo de vida do pavimento.


    Nesse sentido, pretende-se com este trabalho desenvolver uma metodologia de an{\'a}lise da sustentabilidade dos diferentes materiais e estruturas de pavimentos que inclua tamb{\'e}m o per{\'\i}odo de utiliza{\c c}{\~a}o dos pavimentos, considerando para tal, as opera{\c c}{\~o}es de conserva{\c c}{\~a}o dos pavimentos ao longo do ciclo de vida e estimativas do consumo de combust{\'\i}vel, baseadas na resist{\^e}ncia ao rolamento.


    Para avaliar a resist{\^e}ncia ao rolamento, desenvolveu-se um prot{\'o}tipo capaz de determinar as diferen{\c c}as de consumo de energia provocadas por diferentes superf{\'\i}cies de pavimentos. Os dados obtidos experimentalmente foram depois analisados atrav{\'e}s de t{\'e}cnicas de Data Mining, e considerados na nova metodologia de an{\'a}lise da sustentabilidade desenvolvida neste trabalho, atrav{\'e}s de um caso de estudo que incluiu a utiliza{\c c}{\~a}o de diferentes estruturas de pavimentos e cen{\'a}rios/estrat{\'e}gias de conserva{\c c}{\~a}o.


    Os resultados obtidos confirmam a preponder{\^a}ncia da fase de utiliza{\c c}{\~a}o dos pavimentos, quer em termos de impacte ambiental, quer em termos econ{\'o}micos, na avalia{\c c}{\~a}o do seu ciclo de vida, confirmando a import{\^a}ncia da sua considera{\c c}{\~a}o nesse tipo de an{\'a}lises.

    }, keywords = {An{\'a}lise do ciclo de vida, Caracter{\'\i}sticas Superficiais, Consumo de combust{\'\i}vel, Data Mining, Pavimentos rodovi{\'a}rios, Resist{\^e}ncia ao rolamento, Sustentabilidade, T{\'e}cnicas de Conserva{\c c}{\~a}o}, author = {Ara{\'u}jo, J. P. and Oliveira, J. R. M. and Silva, H. M. R. D.} }

    About CTAC

    The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.

    Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more


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