Home
Home
    • Home
    • About us
      • About CTAC
      • Organization
      • Regulation
    • People
      • Members
      • Positions available
    • Research
      • Vision
      • Research Areas
        • Construction Materials and Technologies
        • Hydraulics and Environment
        • Territory
      • Research projects
      • Research Projects 2013-2018
    • Facilities
      • Construction Materials and Technologies
      • Hydraulics and Environment
      • Territory
    • Publications
      • All
      • Books
      • Book Chapters
      • Papers in Scientific Journals
      • Conference Comunications
      • PhD Thesis
      • Masters Thesis
      • Journal
    • Education
      • Doctoral Programme Infrarisk
      • Doctoral Programme in Civil Engineering
      • Doctoral Programme in Eco Construction and Rehabilitation
      • Doctoral Programme of Solid Waste Management and Treatment
      • International Doctorate in Sustainable Built Environment
        • International Doctorate in Sustainable Built Environment
      • Master's Degree in Civil Engineering
      • Master's Degree in Sustainable Built Environment
      • Master's Degree in Urban Engineering
      • Master´s Degree in Sustainable Construction and Rehabilitation
    • Partners
    • Events
    • News
    • SITAC
    Filter

    Publications

    Papers in International JournalsChapters/ Papers in International BooksChapters/ Papers in National BooksCommunications in International ConferencesCommunications in National ConferencesMSc ThesesBooksProceedingsPatentsTechnical/ Scientific ReportsPhD Theses
    @inproceedings {2198,
    	title = {REABILITA{\c C}{\~A}O DE EDIF{\'I}CIOS ESCOLARES - N{\'\i}veis {\'o}timos de rentabilidade na reabilita{\c c}{\~a}o de edif{\'\i}cios escolares em Portugal},
    	journal = {Patorreb 2015},
    	year = {2015},
    	month = {2015-03-26 00:00:00},
    	address = {Porto, Portugal},
    	abstract = {

    A Comiss{\~a}o Europeia tem criado e atualizado diversas diretivas que promovem a efici{\^e}ncia energ{\'e}tica, sendo necess{\'a}rio atuar nos diversos setores de atividade. O sector dos edif{\'\i}cios {\'e} preponderante, sendo respons{\'a}vel por cerca de 40\% dos consumos finais de energia.
    Nos edif{\'\i}cios p{\'u}blicos, a melhoria da efici{\^e}ncia pode contribuir para reduzir as despesas assumidas pelos {\'o}rg{\~a}os de poder e melhorar as condi{\c c}{\~o}es de conforto dos utilizadores. Alguns munic{\'\i}pios t{\^e}m vindo a realizar interven{\c c}{\~o}es de melhoria no parque escolar, n{\~a}o s{\'o} para proporcionarem melhores condi{\c c}{\~o}es de conforto aos alunos, mas tamb{\'e}m para melhorarem o desempenho energ{\'e}tico e reduzirem os encargos.
    Com base no caso de estudo de uma escola b{\'a}sica de tipologia P3, atrav{\'e}s de uma an{\'a}lise de custos de ciclo de vida, s{\~a}o identificadas as medidas de melhoria do desempenho energ{\'e}tico com melhores resultados na redu{\c c}{\~a}o do custo global. As medidas com impacto mais relevante quer ao n{\'\i}vel da redu{\c c}{\~a}o de custos quer na redu{\c c}{\~a}o dos consumos energ{\'e}ticos, foram a substitui{\c c}{\~a}o da ilumina{\c c}{\~a}o e dos envidra{\c c}ados. A introdu{\c c}{\~a}o de isolamento nas paredes e cobertura, apesar do impacto reduzido tanto ao n{\'\i}vel dos custos como na energia, afiguram-se, em algumas das solu{\c c}{\~o}es testadas, tamb{\'e}m rent{\'a}veis.
    Tendo em vista o objetivo final de transformar estes edif{\'\i}cios em edif{\'\i}cios de emiss{\~o}es nulas de CO2eq. at{\'e} 2020, {\'e} poss{\'\i}vel aferir que:
    \ - As medidas de melhoria da envolvente opaca, apesar de pouco relevantes, podem ser, ainda que marginalmente, rent{\'a}veis; - A melhoria do desempenho energ{\'e}tico de envidra{\c c}ados e da ilumina{\c c}{\~a}o s{\~a}o medidas essenciais; - A aproxima{\c c}{\~a}o ao objetivo de emiss{\~o}es nulas s{\'o} {\'e} ating{\'\i}vel com a introdu{\c c}{\~a}o de sistemas que fa{\c c}am uso de energias renov{\'a}veis ou com gera{\c c}{\~a}o local de energia renov{\'a}vel.

    }, keywords = {An{\'a}lise de custos de ciclo de vida, Edif{\'\i}cios escolares, emiss{\~o}es nulas, Reabilita{\c c}{\~a}o}, author = {Ferreira, M. and Almeida, Manuela G. and Rodrigues, A. and Pires, C. and Vieira, S.} }

    About CTAC

    The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.

    Currently CTAC aggregates 24 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more


    Watch the CTAC Institutional Video

    Journal

    Research Areas of Competence

    Construction Materials and Technologies
    Hydraulics and Environment
    Territory

    News

    Contact us

    Centro de Território, Ambiente e Construção
    Escola de Engenharia da Universidade do Minho
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães, Portugal

    Phone: + 351 253 510 200 (517 206)
    Fax: + 351 253 510 217

    Email: geral@ctac.uminho.pt


    Copyright 2014 CTAC Research Group in Territory, Environment and Construction
    Website Credits