Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães, Portugal
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@conference {2150, title = {Marketing socioambiental: o estudo de caso da participa{\c c}{\~a}o popular em {\'a}reas de alta densidade de postes e linhas de alta tens{\~a}o em Portugal}, journal = {XIII Convenci{\'o}n Anual y Simposio Internacional Red Iberoamericana de Mercadotecnia em Salud}, year = {2015}, month = {2015-05-29 00:00:00}, pages = {89-106}, address = {Tabasco, M{\'e}xico}, abstract = {O presente artigo centra-se na an{\'a}lise do marketing socioambiental, promovido por
empresas do setor energ{\'e}tico, bem como o papel da sociedade civil, por interm{\'e}dio, dos
movimentos populares de reivindica{\c c}{\~a}o, contra os postes e linhas de alta e muito alta tens{\~a}o em {\'a}reas residenciais na Uni{\~a}o Europeia e, especificamente, em Portugal. O processo de urbaniza{\c c}{\~a}o crescente e o modo de vida urbano desenfreado acarretaram mudan{\c c}as substanciais no tecido urbano, sobretudo, no que diz respeito ao avan{\c c}o das linhas a{\'e}reas de energia el{\'e}trica. Desde a d{\'e}cada de 1960, uma s{\'e}rie de estudos foram desenvolvidos sobre os efeitos destas infraestruturas tecnol{\'o}gicas em {\'a}reas residenciais. Apesar do intenso debate ainda n{\~a}o existem resultados consensuais quanto {\`a} sua influ{\^e}ncia na sa{\'u}de das popula{\c c}{\~o}es. N{\~a}o obstante, diversos organismos internacionais, tais como, a Organiza{\c c}{\~a}o Mundial de Sa{\'u}de (OMS) e a Comiss{\~a}o Internacional de Prote{\c c}{\~a}o Contra Radia{\c c}{\~a}o N{\~a}o-Ionizante (ICNIRP), j{\'a} estabeleceram par{\^a}metros de precau{\c c}{\~a}o, a partir da fixa{\c c}{\~a}o de valores de exposi{\c c}{\~a}o, tanto em termos ocupacionais, quanto para a popula{\c c}{\~a}o. Neste sentido, objetiva-se com a presente comunica{\c c}{\~a}o analisar o papel do marketing socioambiental, a partir da participa{\c c}{\~a}o popular, dos movimentos internacionais e nacionais contra a alta tens{\~a}o, sobretudo em Portugal. A pesquisa centrou-se numa abordagem qualitativa de fontes secund{\'a}rias de dois blogues e cinco jornais nacionais que apresentavam not{\'\i}cias sobre a constitui{\c c}{\~a}o e as manifesta{\c c}{\~o}es realizadas pelo Movimento Nacional Contra Linhas de Alta Tens{\~a}o em Zonas Habitadas. Este Movimento teve a sua origem no Sul de Portugal e difundiu-se por todo o pa{\'\i}s recrutando indiv{\'\i}duos preocupados com a instala{\c c}{\~a}o das novas e das j{\'a} existentes linhas a{\'e}reas de energia el{\'e}trica. O Movimento ganhou for{\c c}a a n{\'\i}vel nacional com o apoio de partidos pol{\'\i}ticos. Tamb{\'e}m foi realizado trabalho de campo em junho de 2014.
}, keywords = {Green Marketing, Marketing Socioambiental, Portugal}, isbn = {978-607-606-262-3}, url = {https://rimseventosacademicos.wordpress.com/descargas/}, author = {Alves, J. A. and Remoaldo, P. C. and Silva, L. T.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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