Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
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@inproceedings {2146, title = {DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE AVALIA{\c C}{\~A}O DA RESIST{\^E}NCIA AO ROLAMENTO DE DIFERENTES MISTURAS BETUMINOSAS}, journal = {XVIII Congreso Ibero Latinoamericano del Asfalto}, year = {2015}, month = {2015-11-18 00:00:00}, address = {Bariloche, Patagonia Argentina}, abstract = {Os pavimentos rodovi{\'a}rios s{\~a}o infraestruturas de grande import{\^a}ncia para o desenvolvimento econ{\'o}mico de qualquer pa{\'\i}s. Atualmente, o principal crit{\'e}rio utilizado na conce{\c c}{\~a}o dessas infraestruturas deixou de ser apenas o seu menor custo, valorizando-se a perspetiva ambiental e procurando determinar todos os impactos de longo prazo (econ{\'o}micos, ambientais ou sociais) deste tipo de investimentos. Nesse sentido, o consumo de combust{\'\i}vel dos ve{\'\i}culos que circulam nos pavimentos tem um peso significativo em termos econ{\'o}micos e ambientais, justificando a procura de solu{\c c}{\~o}es que permitam reduzir esse consumo de forma a garantir um desenvolvimento mais sustent{\'a}vel. No que diz respeito {\`a}s caracter{\'\i}sticas dos pavimentos, um dos fatores que mais influencia o consumo dos ve{\'\i}culos {\'e} a resist{\^e}ncia ao rolamento. Tendo em conta que as caracter{\'\i}sticas dos pavimentos, em especial as superficiais, t{\^e}m uma influ{\^e}ncia significativa nessa propriedade, com o presente trabalho pretendeu desenvolver-se uma metodologia de avalia{\c c}{\~a}o da resist{\^e}ncia ao rolamento de misturas betuminosas com diferentes caracter{\'\i}sticas superficiais. Assim, {\'e} poss{\'\i}vel avaliar que misturas ou caracter{\'\i}sticas superficiais permitem contribuir para uma redu{\c c}{\~a}o do consumo de combust{\'\i}vel e das emiss{\~o}es de gases resultantes da sua queima ao longo do ciclo de vida de um pavimento. A obten{\c c}{\~a}o de resultados do consumo energ{\'e}tico necess{\'a}rio para circular sobre diferentes misturas betuminosas foi conseguida atrav{\'e}s do desenvolvimento de um prot{\'o}tipo. O consumo energ{\'e}tico do movimento circular das rodas, equipadas com pneus convencionais de ve{\'\i}culos ligeiros, foi medido para diferentes superf{\'\i}cies e a sua utiliza{\c c}{\~a}o para a avalia{\c c}{\~a}o da sustentabilidade das misturas estudadas {\'e} analisada no presente artigo.}, keywords = {An{\'a}lise do ciclo de vida, Consumo de combust{\'\i}vel, Resist{\^e}ncia ao rolamento, Sustentabilidade}, author = {Ara{\'u}jo, J. P. and Palha, C. and Oliveira, J. R. M. and Silva, H. M. R. D. and Pereira, P.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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