Home
Home
    • Home
    • About us
      • About CTAC
      • Organization
      • Regulation
    • People
      • Members
      • Positions available
    • Research
      • Vision
      • Research Areas
        • Construction Materials and Technologies
        • Hydraulics and Environment
        • Territory
      • Ongoing Research Projects
      • Research Projects 2018-2022
      • Past Projects
    • Facilities
      • Construction Materials and Technologies
      • Hydraulics and Environment
      • Territory
    • Publications
      • All
      • Books
      • Book Chapters
      • Papers in Scientific Journals
      • Conference Comunications
      • PhD Thesis
      • Masters Thesis
      • Journal
      • RepositoriUM
    • Education
      • Doctoral Programme Infrarisk
      • Doctoral Programme in Civil Engineering
      • Doctoral Programme in Eco Construction and Rehabilitation
      • Doctoral Programme of Solid Waste Management and Treatment
      • International Doctorate in Sustainable Built Environment
        • International Doctorate in Sustainable Built Environment
      • Master's Degree in Civil Engineering
      • Master's Degree in Sustainable Built Environment
      • Master's Degree in Urban Engineering
      • Master´s Degree in Sustainable Construction and Rehabilitation
    • Partners
    • Events
    • News
    • SITAC
    Filter

    Publications

    Papers in International JournalsChapters/ Papers in International BooksChapters/ Papers in National BooksCommunications in International ConferencesCommunications in National ConferencesMSc ThesesBooksProceedingsPatentsTechnical/ Scientific ReportsPhD Theses
    @conference {2105,
    	title = {Planos de a{\c c}{\~a}o de redu{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do: considera{\c c}{\~a}o do custo benef{\'\i}cio de superf{\'\i}cies de baixo ru{\'\i}do e do impacto de medidas de gest{\~a}o da velocidade},
    	journal = {XVII CONGRESO IBERO-LATINOAMERICANO DEL ASFALTO {\textendash} CILA},
    	year = {2013},
    	month = {2013-11-17 00:00:00},
    	abstract = {

    A elabora{\c c}{\~a}o de Planos de A{\c c}{\~a}o para gest{\~a}o do ru{\'\i}do, de acordo com a diretiva Europeia n{\textordmasculine} 2002/49/CE {\'e} uma tarefa com a qual os munic{\'\i}pios de elevada densidade populacional t{\^e}m que lidar e coordenar com outros planos. Neste contexto a Ag{\^e}ncia Portuguesa para o Ambiente identifica o uso de pavimentos de baixo ru{\'\i}do como a melhor medida custo/benef{\'\i}cio para redu{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do. N{\~a}o obstante o imenso esfor{\c c}o para desenvolver superf{\'\i}cies rodovi{\'a}rias de baixo ru{\'\i}do na Europa, este assunto {\'e} ainda muitas vezes tratado de forma incorreta e breve, assim como os aspetos relacionados com a incomodidade provocada pelo ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio e de algumas medidas de gest{\~a}o de velocidade. Assim, este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento de Planos de A{\c c}{\~a}o para reduzir o ru{\'\i}do de duas formas. Em primeiro lugar, atrav{\'e}s da an{\'a}lise custo/benef{\'\i}cio de v{\'a}rias superf{\'\i}cies de pavimentos, tais como superf{\'\i}cies delgadas com ou sem betume modificado com borracha, e outros materiais inovadores. Seguidamente, ser{\~a}o discutidos os aspetos relativos incomodidade causada por algumas destas superf{\'\i}cies e o impacto das medidas de gest{\~a}o da velocidade, tais como a implementa{\c c}{\~a}o de lombas redutoras de velocidade e bandas sonoras. A sele{\c c}{\~a}o da melhor solu{\c c}{\~a}o para redu{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do n{\~a}o deve ser somente baseada na an{\'a}lise custo/benef{\'\i}cio, que se apoia em indicadores de ru{\'\i}do objetivos, mas deve tamb{\'e}m integrar a perce{\c c}{\~a}o da popula{\c c}{\~a}o, com base em indicadores de ru{\'\i}do subjetivos, e nos efeitos dos elementos das estradas que podem perturbar os indiv{\'\i}duos em locais espec{\'\i}ficos.

    }, keywords = {Planos de a{\c c}{\~a}o, Ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio}, author = {Freitas, E.F. and Machado, P. and Santos, J. and Pereira, P.} }

    About CTAC

    The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.

    Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more


    Watch the CTAC Institutional Video

    Journal

    Research Areas of Competence

    Construction Materials and Technologies
    Hydraulics and Environment
    Territory

    News

    Contact us

    Centro de Território, Ambiente e Construção
    Escola de Engenharia da Universidade do Minho
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães, Portugal

    Phone: + 351 253 510 200 (517 206)
    Fax: + 351 253 510 217

    Email: geral@ctac.uminho.pt


    Copyright 2014 CTAC Research Group in Territory, Environment and Construction
    Website Credits