Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães, Portugal
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@conference {2105, title = {Planos de a{\c c}{\~a}o de redu{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do: considera{\c c}{\~a}o do custo benef{\'\i}cio de superf{\'\i}cies de baixo ru{\'\i}do e do impacto de medidas de gest{\~a}o da velocidade}, journal = {XVII CONGRESO IBERO-LATINOAMERICANO DEL ASFALTO {\textendash} CILA}, year = {2013}, month = {2013-11-17 00:00:00}, abstract = {A elabora{\c c}{\~a}o de Planos de A{\c c}{\~a}o para gest{\~a}o do ru{\'\i}do, de acordo com a diretiva Europeia n{\textordmasculine} 2002/49/CE {\'e} uma tarefa com a qual os munic{\'\i}pios de elevada densidade populacional t{\^e}m que lidar e coordenar com outros planos. Neste contexto a Ag{\^e}ncia Portuguesa para o Ambiente identifica o uso de pavimentos de baixo ru{\'\i}do como a melhor medida custo/benef{\'\i}cio para redu{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do. N{\~a}o obstante o imenso esfor{\c c}o para desenvolver superf{\'\i}cies rodovi{\'a}rias de baixo ru{\'\i}do na Europa, este assunto {\'e} ainda muitas vezes tratado de forma incorreta e breve, assim como os aspetos relacionados com a incomodidade provocada pelo ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio e de algumas medidas de gest{\~a}o de velocidade. Assim, este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento de Planos de A{\c c}{\~a}o para reduzir o ru{\'\i}do de duas formas. Em primeiro lugar, atrav{\'e}s da an{\'a}lise custo/benef{\'\i}cio de v{\'a}rias superf{\'\i}cies de pavimentos, tais como superf{\'\i}cies delgadas com ou sem betume modificado com borracha, e outros materiais inovadores. Seguidamente, ser{\~a}o discutidos os aspetos relativos incomodidade causada por algumas destas superf{\'\i}cies e o impacto das medidas de gest{\~a}o da velocidade, tais como a implementa{\c c}{\~a}o de lombas redutoras de velocidade e bandas sonoras. A sele{\c c}{\~a}o da melhor solu{\c c}{\~a}o para redu{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do n{\~a}o deve ser somente baseada na an{\'a}lise custo/benef{\'\i}cio, que se apoia em indicadores de ru{\'\i}do objetivos, mas deve tamb{\'e}m integrar a perce{\c c}{\~a}o da popula{\c c}{\~a}o, com base em indicadores de ru{\'\i}do subjetivos, e nos efeitos dos elementos das estradas que podem perturbar os indiv{\'\i}duos em locais espec{\'\i}ficos.
}, keywords = {Planos de a{\c c}{\~a}o, Ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio}, author = {Freitas, E.F. and Machado, P. and Santos, J. and Pereira, P.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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