Centro de Território, Ambiente e Construção
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães, Portugal
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@article {143, title = {Reabilita{\c c}{\~a}o das caracter{\'\i}sticas de superf{\'\i}cie para a diminui{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do pneu-pavimento, reabilita{\c c}{\~a}o de pavimentos}, booktitle = {Constru{\c c}{\~a}o Magazine}, number = {53}, year = {2013}, month = {2013-01-01 00:00:00}, pages = {16{\textendash}20}, publisher = {Publind{\'u}stria}, organization = {Publind{\'u}stria}, abstract = {A rede rodovi{\'a}ria portuguesa encontra-se praticamente constru{\'\i}da sendo a gest{\~a}o sustent{\'a}vel da sua conserva{\c c}{\~a}o o desafio que se coloca {\`a}s administra{\c c}{\~o}es rodovi{\'a}rias. Neste contexto imp{\~o}e-se a considera{\c c}{\~a}o dos problemas ambientais que resultam da explora{\c c}{\~a}o e das atividades de conserva{\c c}{\~a}o das rodovias. Entre esses problemas destaca-se a exposi{\c c}{\~a}o das popula{\c c}{\~o}es ao ru{\'\i}do ambiental, cuja componente preponderante {\'e} o ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio. Na Uni{\~a}o Europeia, os custos sociais da exposi{\c c}{\~a}o ao ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio foram estimados em cerca de 36 bili{\~o}es de euros por ano [3].
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Embora a incomodidade sonora seja um problema complexo que envolve fen{\'o}menos f{\'\i}sicos, psicol{\'o}gicos e sociol{\'o}gicos, as medidas de mitiga{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do rodovi{\'a}rio passam apenas pela redu{\c c}{\~a}o ou limita{\c c}{\~a}o da emiss{\~a}o e da propaga{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do.
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{\textellipsis}..
Todavia, em Portugal, h{\'a} ainda um longo caminho a percorrer, que ter{\'a} que passar pela integra{\c c}{\~a}o nos planos de controlo de qualidade a monitoriza{\c c}{\~a}o do ru{\'\i}do de contacto pneu-pavimento. A informa{\c c}{\~a}o resultante da implementa{\c c}{\~a}o destes planos apoiar{\'a}, para al{\'e}m da defini{\c c}{\~a}o do desempenho ac{\'u}stico caracter{\'\i}stico de cada tipo de camada superficial dos pavimentos ao longo do tempo, outras atividades fundamentais, nomeadamente: a classifica{\c c}{\~a}o das camadas em diferentes categoriais (por exemplo, ruidosas ou de baixo ru{\'\i}do); a defini{\c c}{\~a}o do {\^a}mbito da sua utiliza{\c c}{\~a}o (estradas urbanas ou rurais submetidas a tr{\'a}fego predominantemente ligeiro ou pesado); o estabelecimento de limites de interven{\c c}{\~a}o tendo por base crit{\'e}rios subjetivos de incomodidade sonora; o estabelecimento de limites m{\'\i}nimos de gera{\c c}{\~a}o de ru{\'\i}do, que permitam a dete{\c c}{\~a}o dos ve{\'\i}culos que circulam a velocidades reduzidas em meio urbano; e o desenvolvimento de novos produtos que garantam um desempenho ac{\'u}stico adequado e desta forma permitam aumentar a competitividade das empresas.
}, keywords = {Gera{\c c}{\~a}o de ru{\'\i}do, ru{\'\i}do pneu-pavimento, Superf{\'\i}cies de baixo ru{\'\i}do}, issn = {1645-1767}, url = {http://sieeum.eng.uminho.pt/publicacoes/pub.aspx?pubid=16884}, author = {Freitas, E.F. and Pereira, P.} }
The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.
Currently CTAC aggregates 25 researchers holding a PhD of which 20 are faculty professors of the Civil Engineering Department. Read more
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