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    Reabilitação das características de superfície para a diminuição do ruído pneu-pavimento, reabilitação de pavimentos

    TitleReabilitação das características de superfície para a diminuição do ruído pneu-pavimento, reabilitação de pavimentos
    Publication TypePapers in National Journals
    Year of Publication2013
    AuthorsFreitas, E.F., and Pereira P.
    Abstract

    A rede rodoviária portuguesa encontra-se praticamente construída sendo a gestão sustentável da sua conservação o desafio que se coloca às administrações rodoviárias. Neste contexto impõe-se a consideração dos problemas ambientais que resultam da exploração e das atividades de conservação das rodovias. Entre esses problemas destaca-se a exposição das populações ao ruído ambiental, cuja componente preponderante é o ruído rodoviário. Na União Europeia, os custos sociais da exposição ao ruído rodoviário foram estimados em cerca de 36 biliões de euros por ano [3].

     

    Embora a incomodidade sonora seja um problema complexo que envolve fenómenos físicos, psicológicos e sociológicos, as medidas de mitigação do ruído rodoviário passam apenas pela redução ou limitação da emissão e da propagação do ruído.

     

    …..

    Todavia, em Portugal, há ainda um longo caminho a percorrer, que terá que passar pela integração nos planos de controlo de qualidade a monitorização do ruído de contacto pneu-pavimento. A informação resultante da implementação destes planos apoiará, para além da definição do desempenho acústico característico de cada tipo de camada superficial dos pavimentos ao longo do tempo, outras atividades fundamentais, nomeadamente: a classificação das camadas em diferentes categoriais (por exemplo, ruidosas ou de baixo ruído); a definição do âmbito da sua utilização (estradas urbanas ou rurais submetidas a tráfego predominantemente ligeiro ou pesado); o estabelecimento de limites de intervenção tendo por base critérios subjetivos de incomodidade sonora; o estabelecimento de limites mínimos de geração de ruído, que permitam a deteção dos veículos que circulam a velocidades reduzidas em meio urbano; e o desenvolvimento de novos produtos que garantam um desempenho acústico adequado e desta forma permitam aumentar a competitividade das empresas.

    JournalConstrução Magazine
    Pagination16–20
    Date Published2013-01-01
    PublisherPublindústria
    ISSN1645-1767
    URLhttp://sieeum.eng.uminho.pt/publicacoes/pub.aspx?pubid=16884
    KeywordsGeração de ruído, ruído pneu-pavimento, Superfícies de baixo ruído
    RightsopenAccess
    Peer reviewedyes
    Statuspublished
    • Google Scholar
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    • RTF
    • XML

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    The Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC) is a research unit of the School of Engineering of University of Minho (UMinho), recognised by the “FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” (Foundation for Science and Technology), associated to the Department of Civil Engineering (DEC), with whom it shares resources and namely human resources.

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