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    O efeito dos danos causados à superfície e no interior dos pavimentos flexívieis sob aplicação de carregamento pesado

    TitleO efeito dos danos causados à superfície e no interior dos pavimentos flexívieis sob aplicação de carregamento pesado
    Publication TypeCommunications in National Conferences
    Year of Publication2013
    AuthorsVale A. C., and Pais, J.
    Abstract

    Nas últimas décadas novas tecnologias têm sido inseridas nas indústrias de pneus de caminhões desenvolvendo materiais mais resistentes e apropriados para o tipo de carregamento. Apesar do aprimoramento destas técnicas, os veículos pesados ainda representam o principal agente de degradação de pavimentos flexíveis nos países em desenvolvimento. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os danos próximos à superfície do pavimento causados por dois tipos de pneus (o pneu duplo 285/80R22,5 e o extra–largo 385/65R22,5), bem como o comportamento de tensões e extensões no interior do pavimento,
    considerando dois níveis de carregamento por eixo (80kN e 130kN). Para a análise será modelado um pavimento flexível em três dimensões utilizando a técnica de elementos finitos. Conclui-se que é possível optar por uma configuração geométrica de pneus duplos ou pneus extra-largo no veículo pesado. Entretanto, os pneus duplos apresentam menores efeitos danosos no interior do pavimento quando comparados aos pneus extra-largos. Verifica-se, ainda, que o aumento do carregamento por eixo aumenta consideravelmente as tensões de contato do pneu sob o pavimento e correspondentemente as extensões de cisalhamento próximas à superfície do pavimento.

    Conference NameXVII Congresso Ibero-LatinoAmericano do Asfalto
    Date Published2013-11-17
    Conference LocationGuatemala, Guatemala
    KeywordsPavimentos, tráfego pesado
    RightsrestrictedAccess
    Peer reviewedyes
    Statuspublished
    • Google Scholar
    • BibTex
    • RTF
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