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    A modelação de tráfego a partir de contagens para avaliar o nível de eficiência da mobilidade

    TitleA modelação de tráfego a partir de contagens para avaliar o nível de eficiência da mobilidade
    Publication TypeCommunications in National Conferences
    Year of Publication2017
    AuthorsGonçalves L. A. P. J., and Ribeiro P. J. G.
    Abstract

    Os modelos de tráfego são uma importante ferramenta de planeamento de redes viárias, com o objetivo de melhorar o seu desempenho em termos de circulação e segurança de todos os seus utilizadores, ou seja, para encontrar soluções de mobilidade cada vez mais eficiente e devidamente planeada. Este aspeto reveste-se de maior importância quando é necessário entender a forma como se processa a circulação de algumas áreas urbanas que apresentam problemas de congestionamento, ou se pretende, simplesmente, avaliar o fecho ou abertura de novos eixos rodoviários. Neste artigo pretende-se estudar e caraterizar a circulação automóvel de uma área urbana tendo por base apenas dados de contagens de tráfego rodoviário estratificadas, isto é, sem o conhecimento da matriz Origem-Destino entre as diferentes zonas da área em análise e discutir as dificuldades, fragilidades, bem as vantagens da utilização dessa informação para a modelação de cenários hipotéticos de mobilidade. Deste modo será apresentado um modelo de tráfego assente nos quatro passos do clássico processo de modelação de transportes, sendo utilizado para esse efeito o software PTV Visum 15, que permitirá avaliar o desempenho da rede viária em estudo. Neste âmbito será apresentado e caracterizado o procedimento de cálculo, calibração e validação do modelo de afetação de tráfego encontrado para rede e discutidos os respetivos resultados referentes a um estudo de caso para a rede viária distribuidora da cidade de Guimarães, com o objetivo de desenvolver, avaliar e discutir os resultados do modelo dessa rede associada ao modo de transporte individual. Por último, serão alvo de análise os resultados da matriz Origem-Destino gerada pelo software utilizando o processo de equilíbrio dinâmico no processo de afetação e geração e convergência dos valores dessas matrizes, para a hora de ponta da manhã.

    Conference NameII Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifício para a escala urbana
    Pagination289-298
    Date Published2017-11-17
    PublisheriiSBE Portugal & Universidade do Minho
    Conference LocationLisboa
    ISBN978-989-96543-9-6
    KeywordsGuimarães, Modelo macroscópico, Visum
    RightsopenAccess
    Peer reviewedyes
    Statuspublished
    • Google Scholar
    • BibTex
    • RTF
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