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    Definição de índices de qualidade de serviço em sistemas de abastecimento de água

    TitleDefinição de índices de qualidade de serviço em sistemas de abastecimento de água
    Publication TypeCommunications in National Conferences
    Year of Publication2010
    AuthorsDuarte, A.A.L.S., Rodrigues G. M. C., Ramos R. A. R., and Bentes I.
    Abstract

    A prestação de um serviço como o abastecimento de água, um bem público essencial á vida, deve reger-se por um conjunto de princípios de onde se destacam a universalidade de acesso, a continuidade e qualidade de serviço, a eficiência e a equidade de preços. Para garantir a salvaguarda destes princípios e o uso sustentável da água, houve a necessidade introduzir mecanismos de regulação desse, que apresenta a particularidade de ser um monopólio natural. A Entidade Reguladora dos Sistemas de Águas e Resíduos (ERSAR) implementou um sistema de avaliação de desempenho das entidades gestoras (EG) baseado em indicadores relativos à defesa do interesse dos utilizadores, sustentabilidade da entidade gestora e sustentabilidade ambiental. Desde 2004, o ERSAR tem vindo a atribuir classificações qualitativas relativas ao desempenho das EG reguladas, de acordo com intervalos quantitativos pré-definidos para cada indicador de desempenho. O trabalho aqui apresentado tem como principal objectivo contribuir para a melhoria do modelo de avaliação de desempenho existente, através do desenvolvimento e aplicação dum método quantitativo e agregador. Para esse efeito, procedeu-se à definição e cálculo de índices (sectoriais e global) de qualidade de serviço em sistemas de abastecimento de água, com base numa metodologia de análise multicritério, resultando o valor desses índices duma criteriosa combinação das pontuações normalizadas de cada indicador de desempenho considerado no actual sistema da ERSAR. Além de esses índices facilitarem a aplicação de estratégias de benchmarking, a sua desejável integração em sistemas de suporte à decisão, associados à gestão patrimonial de infra-estruturas de saneamento básico poderá, ser um instrumento muito útil para as EG na identificação dos seus desempenhos mais críticos e/ou a melhorar, bem como na definição das suas prioridades de investimento e de planos operacionais de reabilitação.

    Conference Name10º Congresso da Água
    Date Published2010-03-20
    PublisherAssociação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH)
    Conference LocationAlvor Portugal
    ISBN978-972-99991-9-2
    URLhttp://sieeum.eng.uminho.pt/publicacoes/pub.aspx?pubid=9590
    KeywordsAnálise multicritério, Gestão patrimonial, Indicadores de desempenho, Índice global de qualidade de serviço, Métodos de ponderação, Sistemas de abastecimento de água
    Citation

    Duarte, A.A.L.S., Rodrigues, G., Ramos, R.A.R, bentes, I. (2010). Definição de índices de qualidade de serviço em sistemas de abastecimento de água. Actas do 10º Congresso da Água, Ed. APRH, Alvor, Portugal.

    Rightsopen access
    Peer reviewedno
    Statuspublished
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