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    Avaliação da sustentabilidade de estruturas e materiais de pavimentos rodoviários

    TitleAvaliação da sustentabilidade de estruturas e materiais de pavimentos rodoviários
    Publication TypePhD Theses
    Year of Publication2016
    AuthorsAraújo J. P., Oliveira J. R. M., and Silva H. M. R. D.
    Secondary TitleTese de Doutoramento em Engenharia Civil
    Number of Pages220
    Date Published2016-05-31
    UniversityUniversidade do Minho
    KeywordsAnálise do ciclo de vida, Características Superficiais, Consumo de combustível, Data Mining, Pavimentos rodoviários, Resistência ao rolamento, Sustentabilidade, Técnicas de Conservação
    Abstract

    A noção de que os recursos que a humanidade tem usado são limitados tem levado à implementação de práticas mais sustentáveis. Dado que os pavimentos rodoviários são infraestruturas cuja construção, utilização e reabilitação provoca impactes ambientais consideráveis, torna-se indispensável a procura de novas técnicas e processos mais sustentáveis, com vista à mitigação das suas consequências. Além disso, importa perceber que os efeitos dos pavimentos rodoviários não se limitam ao período em que são construídos, mas prolongam-se durante toda a sua vida. No entanto, as metodologias de análise do ciclo de vida propostas até agora concentram-se demasiado nas fases de extração, produção, transporte e aplicação dos materiais, o que é insuficiente para estudar todo o período de vida do pavimento.


    Nesse sentido, pretende-se com este trabalho desenvolver uma metodologia de análise da sustentabilidade dos diferentes materiais e estruturas de pavimentos que inclua também o período de utilização dos pavimentos, considerando para tal, as operações de conservação dos pavimentos ao longo do ciclo de vida e estimativas do consumo de combustível, baseadas na resistência ao rolamento.


    Para avaliar a resistência ao rolamento, desenvolveu-se um protótipo capaz de determinar as diferenças de consumo de energia provocadas por diferentes superfícies de pavimentos. Os dados obtidos experimentalmente foram depois analisados através de técnicas de Data Mining, e considerados na nova metodologia de análise da sustentabilidade desenvolvida neste trabalho, através de um caso de estudo que incluiu a utilização de diferentes estruturas de pavimentos e cenários/estratégias de conservação.


    Os resultados obtidos confirmam a preponderância da fase de utilização dos pavimentos, quer em termos de impacte ambiental, quer em termos económicos, na avaliação do seu ciclo de vida, confirmando a importância da sua consideração nesse tipo de análises.

    RightsopenAccess
    Peer reviewedno
    Statuspublished
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